Livre-se da dependência afetiva


De uma forma simples, a projeção é quando nos vemos no outro. Em vez de vermos o outro como ele é, projetamos nele a nossa própria imagem. Muitas vezes, os pais veem os filhos como uma extensão deles. Entretanto, quando o filho decide seguir um caminho diferente, ou desenvolve uma personalidade bem distinta, os pais se frustram. No caso da projeção, há uma distorção, em vez de a pessoa ver o outro ser humano com outro temperamento, outra personalidade, ela entende que o outro deveria ter características similares as suas e se não tem, conclui que há algo de errado.


A projeção ocorre com frequência também no campo dos relacionamentos afetivos. Vamos discorrer hoje sobre duas situações em que a projeção se torna muito presente e porque ela dificulta tanto os nossos relacionamentos. Procure entender a projeção para que você perceba em quem você está se projetando e como se "desprojetar", ou seja, voltar para si e enxergar o outro como ele é de fato. Esse processo é o que podemos traduzir como “cair na real”, ou se desiludir. Se você viveu uma desilusão, uma decepção é porque havia uma ilusão, um excesso de expectativa no outro, o qual não pôde atender aos seus anseios.


No tarot, a carta que simboliza bem esse processo é A torre, representada pelo castelo em ruínas, o castelo de areia ou de cartas é lindo, mas bate um vento e ele cai, ou seja, não havia estrutura sólida para se desenvolver. Era simplesmente uma projeção, uma ideia que você construiu sobre o outro. Pense agora: em quem será que eu estou me projetando? Em quem eu estou me vendo agora em vez de ver a pessoa? As respostas provavelmente serão relativas a relacionamentos que não estão legais ou a uma situação que está te frustrando. E exatamente aí que estão as suas projeções. Não se sinta culpado nem isente o outro da responsabilidade dele. Faça a sua parte e se sinta bem, assim sua vida vai desbloquear em todos seus relacionamentos. A ilusão faz com que seguremos pessoas e situações em nossas vidas que não são funcionais.


Abordaremos aqui a projeção a partir de dois pontos: a paixão e a inveja. A paixão é quando você sente que não vive sem o outro ou a situação. Nesse caso, há projeção. Há um desespero por uma pessoa, a ponto de ver e sentir o outro como alguém incrível, lindo, etc. Neste caso, ele ou ela apresenta uma característica que faz parte da sua alma, mas você está negando-a. Você fica apaixonado, pois quer realizar aquilo de que sua alma nunca vai abrir mão. Esse encantamento absurdo por algo que alguém apresenta se deve ao fato de você estar recalcando isso em você. Por meio de um exercício, aplicado em um dos meus atendimentos, uma cliente que estava depressiva pelo fim do relacionamento, identificou três características nela. Então perguntei a ela como era o seu ex-namorado. Ela o descreveu com as mesmas características identificadas no exercício. Ela estava super bem enquanto estava com o namorado, pois ele a mostrava essas qualidades, como ela se via nele, se sentia realizada por junto dele.


Muitas vezes, nós nos realizamos através de outras pessoas e isso é o grande perigo da projeção, pois quando o outro vai embora, ficamos vazio. Uma pessoa que se realiza através de outra está em uma zona de conforto, contudo não realiza sua alma. Procure identificar o que você está projetando no outro, existe projeção até mesmo em casais que estão juntos há muito tempo. É extremamente importante percebermos isso para nos livrarmos da dependência afetiva. Outro ponto que ficamos de abordar é a inveja, diferente da paixão o sentimento envolvido é o ódio.


Por exemplo, uma mulher pode ter desenvolvido a crença de que tem que ser uma pessoa discreta e que não pode se destacar, usa maquiagem neutra, roupas claras e básicas. Ela esbarra em outra mulher, mas esta é extravagante, está vestida com paetês e plumas, maquiada, a outra por mais que realmente não goste da roupa da outra, vai dizer nossa que baranga, só quer aparecer. Internamente, a mulher discreta está precisando se destacar, mas não aceita esse destaque. A projeção é um assunto sério, pois faz com que nos enxerguemos no outro e pode dificultar nossos relacionamentos e nosso bem-estar. Procure perceber em quem você se projeta ou até mesmo se a pessoa com a qual você se relaciona se projeta em você. Será que é por causa da projeção que ele ou ela te cobra tantas coisas as quais não têm nada a ver com você? Muito provavelmente, são expectativas que outro tem de que você possa supri-lo emocionalmente. No entanto, é sempre algo que a pessoa está recalcando em si.

0 visualização
Logo Desprograme-se _ PRETO e LARANJA (1

Escola de               Autoconhecimento

 

  • Contrate palestras para seu evento ou empresa

  • Capacite-se como profissional holístico

  • Desenvolva sua autoestima e poder pessoal sem sair de casa

CONTATO:

contato@desprograme-se.com.br

REDES SOCIAIS:

Faça parte de um grupo de mais de 250mil seguidores!

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Copyright  2014 - 2020 ©DesprogrAME-SE! - Todos os direitos reservados