Buscar

Fuga da realidade ou processo criativo?


O que é a realidade para um escritor de sucesso? Passar horas escrevendo um livro que a editora pediu através de um contrato firmado, com um tema exigido e que sabe que milhões de pessoas irão ler. E a realidade de um escritor iniciante? Passar horas digitando uma história que não sabe se outros irão comprar, ou sequer ler, ou sequer será publicada.


Quem parece mais conectado com a realidade? O escritor de sucesso, óbvio. E o engano é tão grande meus amigos, tão grande... O escritor de sucesso parece mais conectado à realidade porque a Matrix sustenta esta ideia de que o que ele faz não será "em vão", de que há um "motivo" razoável por trás de seu empenho. Ele vai pagar as contas com esse livro, melhor ainda, ficará mais rico, já existe um público para adquirir o resultado final de sua dedicação, tudo que ele faz tem uma razão de ser, e essa razão mora na Matrix.


E o escritor iniciante? Parece irracional, "perdido, tadinho!" - como dizem seus parentes. Fazendo algo tão incerto, tão sem propósito ou fundamento, ele na certa está fugindo da realidade. Ele precisa pagar o aluguel, não ficar escrevendo algo que nem sabe pra onde vai...mas o seu coração PULSA quando ele escreve. O sentido é se SENTIR MAIS VIVO, coisa que todos estão tentando sentir, com frequente insucesso, infelizmente. Na escrita as palavras fluem e seu coração se esvazia. Ele se conecta com a corrente de palavras que querem sair e sua história é continuada com a